Estive esses dias no evento Vipreview da Vicunha, que apresentou as tendências e novidades da empresa têxtil para o inverno 2012. Achei beeem legal e acho que vale compartilhar aqui.
Por alto, olhando as peças que estavam expostas, o que se nota é que a aquele leather-jeans que a Ellus lançou nesta temporada vai tomar conta agora (ou daqui a pouco) de tudo quanto é loja – ele é a grande aposta da Vicunha. Jeans com efeito emborrachado também parecia ser uma das promessas.
O bacana do evento – voltado a profissionais dessa área têxtil e imprensa especializada – é que eles apresentam numa revista e numa palestra a pesquisa que fizeram para chegar a tais tendências. Para 2012, eles separaram 4 macrotendências que vou listar aqui e destrinchar um pouquinho, baseando tudo no que vi/li do material deles.
INVERNO 2012
-> METRÓPOLIS
Lembra do filme daquele cineasta alemão Fritz Lang, lá no começo do século XX? Filme p&b e futurista (para a época, craro), com uma pegada de ficção científica/ robótica… Taí o nome e o gancho para a primeira macrotendência – o futurismo datado de Metrópolis. No jeanswear, isso se manifesta em forma de texturas como o couro, plástico e metal, shapes recortados e que enfatizam articulações (robótica) para criar formas e visuais inesperados. Aqui rola também um “high tech appeal”.
Nessa tendência, algumas peças-chave são a jaqueta tipo aviador com aspecto de couro, calças slim com recortes e quaisquer peças com shapes inusitados. Estampas gráficas, com efeito 3-D e lavagens bem escuras.
-> TRUE GRIT
O True Grit, no meu entender, é um desdobramento de uma tendência maiorzona de volta ao passado, valores ‘tradicionais’, retorno ao passado que ando vendo/lendo/estudando e percebendo que não acontece só na moda. Mas também na moda. Então o True Grit se inspira em cowboys, na vida selvagem, no grunge e no workwear. É também um culto ao jeans e sua funcionalidade/versatilidade fundamentais. Isso manifesta-se em calças cargo, boot cut e camisas jeans. Junto com o jeans “puro” vão bem os tons terrosos e couros com cara de envelhecidos. O xadrez também é figurinha fácil por aqui. E em termos de lavagem, a negócio aqui é parecer vinatge (aqueles jeans BEM azuis mesmo), desgastado ou até sujo.
-> BLOW-UP
É a modernidade e o minimalismo dos anos 60. Ou seja, as linhas são limpas, retas ou curvas. Formas abstratas e volumosas estão no cardápio. Alfaiataria é estrela e pode ser usada ‘androginamente’ – um belo e bem cortado trench-coat vai bem tanto para ele quanto para ela. Se estamos falando de minimalismo, podemors supor que as cores são mais neutras e as estampas (quando aparecem) mais abstratas.
– > THE BREAKFAST CLUB
É a tendência mais jovial e colorida – tipo, o jovem em versão expandida, graças ao mundo 2.0 que o cerca. Entram nessa equação os new hippies, hipsters e tals. Então, há aqui influência do grunge dos anos 90 e do “flare” dos anos 70, por exemplo. ~olha o vintage aí de novo ~ Aqui sim, as estampas estão por toda a parte, como por exemplo em tie-dyes, manchados e florais. Aqui está a cor também e a uma pegada mais urbana. [SERÁ QUE SOMOS NÓS? HEHEHE]
Bem legal a pesquisa. No próximo inverno a gente volta neste post para ver como que a coisa rolou. 🙂
Post bacana Lê…saudade viu.
http://www.ffash.com.br
Adorei o post.. E o seu blog é lindjo.
Fiquei gamaada nesse shorts da Inglaterra.. Omggggggg *—–*.
Ótima ideia a sua de comparar a tendência desse ano com a do próximo, com certeza haverá muuuuitas mudanças, rsrs.
Já sigo aqui, se puder retribuir..
http://meninainglesa.blogspot.com
Beijinhos <33.
Milena.