Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Aschobi Designs e meu paradigma da moda 19/10/2010

Filed under: Cultura,Jornalismo de Moda,Others — santarendeira @ 16:04
Tags: , ,

Vi na Vice gringa uma matéria sobre uma marca de roupas chamada Aschobi Designs e fiquei muito querendo compartilhar aqui. Não se trata de uma grande novidade – ela existe há pelo menos 2 anos – mas é tãotão bacana, e tem tanto a ver com o que eu penso sobre a moda, que não poderia deixar de dividir com quem vem aqui comungar de minhas ideias fashionistas.

 

A Aschobi Designs é uma marca de Serra Leoa – aquele país considerado pela ONU o menos desenvolvido do mundo, que sofreu com a guerra civil por dez anos (no século 20, hein?), conhecido pelas crianças feitas soldado e cuja disparidade entre ricos e pobres é das maiores do planeta também.

 

Daí que uma moça chamada Adama Kai nasceu em New Jersey mas foi morar lá aos 4 anos. E teve a chance (e sorte) de poder ir estudar de nos EUA e Paris quando ficou adulta. Ela se formou na Parson’s e, por mais estranho que possa parecer, ela quis voltar para o país africano. E criou a Aschobi Designs. Na Vice, ela disse que assim como Ralph Lauren representa os Estados Unidos, Chanel a França e Versace a Itália, ela quer que a Aschobi represente a moda africana. Tá bom para você?

 

 

 

Aparentemente, a marca é a primeira a combinar know-how ocidental ao estilo e estética africanos. E o resultado é maravilhoso! Mais que maravilhoso, é inteligente, pois assim poderá efetivamente voltar os olhos da comunidade fashion – e posteriormente consumidores – para o continente esquecido. Porque, né? Para chamar a atenção do resto do mundo – ao menos num primeiro momento – é importante que haja algum tipo de identificação e desejo. Aí, depois de uma primeira aceitação, dá para pensar em apresentar “ao resto do mundo” o que é tipicamente africano – seja moda, seja cultura, sejam problemas.

 

O título escolhido pela Vice também foi sensacional, além de ser extremamente representativo das fotos (feitas por Katrina Mason, a primeira a fazer um guia turístico sobre o lugar): “O mundo é horrível, faça um vestido”. Ora, pois é assim mesmo que vejo a moda. Uma pequena possibilidade de alegria, diversão e sorrisos em meio a um mundo bem bem difícil. E acredito até que isso é universal, acontece com todos que se vestem, por todo o mundo, por todas as classes – até mesmo com os que querem negar que seja assim.

Amei a iniciativa, as roupas, as fotos…

 

Olha a a designer e sua loja. Os preços são super honestos,

de US$ 30 a US$ 100.

 

Para saber mais: a matéria da Vice e o site da Aschobi Designs

Anúncios
 

2 Responses to “Aschobi Designs e meu paradigma da moda”

  1. aninha Says:

    Nossa Lê, muito legal a moça ter voltado as origens. E olha, se tivesse por aqui eu usaria, achei lindas as peças. As fotos tbém, tudo bem feitinho. Adorei o post.

  2. […] Santa Rendeira publicou um texto fantástico sobre uma marca de roupas de Serra Leoa. Vale a pena conhecer a Aschobi […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s