Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Plus Size, um começo 30/03/2010

Filed under: Cultura,Foto Também,História da Moda,Jornalismo de Moda — santarendeira @ 16:35

E eis que a Elle colocou na capa uma modelo gordinha. E fez um editorial também. Lindo, por sinal. E o IG agora tem o blog Fatshion, escrito por uma modelo plus size. E teve a Love também.  Todos os fashionistas aplaudem a iniciativa – eu inclusa – e sites de notícia do mundo todo repercutem o episódio. Taí o primeiro problema. Ou não exatamente um problema, mas a comprovação de que não, uma modelo gordinha na capa não é normal. Se fosse, não seria notícia no mundo todo, né?


As iniciativas são ótimas, mas trata-se ainda de um primeiro e pequeno passo, afinal alguém tem de começar. Mas nós jornalistas e fashionistas temos de fazer muito mais. Por que, honestamente, ainda está muito longe o dia em que uma revista vai por uma gordinha na capa e todos vamos achar normal, estaremos habituados com isso. Tá muito longe o dia em que aceitaremos a diversidade da beleza com naturalidade.


Portanto, além e antes de lutar por essa diversidade no dia-a-dia de nossos trabalhos, acho importante conscientizarmos aqueles que nos leem aqui nos blogs, que estão à nossa volta de que os [verdadeiros] padrões atuais são inatingíveis, por algumas razões: por ficar melhor na foto, por que assim a gente fica tentando ser igual a tais padrões e movimenta vários mercados com isso (de beleza, de fitness, de roupa, de terapeutas, e depois de médicos…). Porque acredito mesmo que conscientizar seja mais fácil do que mudar esse poderoso império do moda-mídia-marketing-entretenimento.


Que bom seria se as mulheres todas tivessem tido uma mãe como a minha, que sempre me ensinou que tantas outras coisas são mais importantes que a beleza. E eu cresci com essa convicção. Era magrela feito um pau (tipo 47 kg), mas achava que ser magrela daquele jeito só servia de ser modelo. Como eu sou pequeña, achava então que ser vareta não valia de nada. E, graças a Deus, sempre levei isso também numa boa, sem problemas de auto-estima. Eu achava mais legal ter um pouquinho de cada qualidade e ser “completa”. Isso com 14 anos – e sempre.


Portanto, queria muito que todos os leitores deste blog entendessem que não vale tudo para seguir esse imposto padrão de beleza. Fora do padrão é mais legal, mais particular. E o padrão será sempre inatingível, essa a ideia do modelo econômico em que vivemos. Tenhamos consciência e não nos deixemos abalar, porque a vida é muito mais que isso. Muuuuito mais. Vai descobrir! E tem mais, as pessoas que se interessam por outros “padrões” são infinitamente mais interessantes também, sabia? Larga mão de se preocupar com isso, de sofrer por isso. Tem coisa mais importante para fazer! (JURO!)


Mas valeu, Elle França, por mais um passinho. O editorial tá lhiiiindo de morrer.



Anúncios
 

16 Responses to “Plus Size, um começo”

  1. aninha Says:

    a modelo é linda!!!

  2. Cindy Says:

    Le, é isso ai! amei esse editorial, lindo!
    Achei bem legal essa iniciativa, bem interessante, uma lição de que dá para ser elegante mesmo acima do peso!=)

  3. Dunhill Says:

    Grande texto. [;)]

  4. Carol R Says:

    Podia pegar, né?
    Muitas meninas iam ficar bem
    http://alfinetesdemorango.blogspot.com/

  5. Roberta Says:

    Adorei Lelê. O blog tá lindo, as fotos q vc posta são um arraso e super concordo que esses padrões não tem nada a ver.

    Bjon!

  6. Ernani Says:

    Vc é do caralho! Foi o post mais recheado de todos os tempos. Tanto no conteúdo das palavras, quanto no corpo das modelos. Sou seu fã!
    (APLAUSOS)

  7. Gabi Says:

    YAY!! Amei flor!!!!! Saudades viu?? Alias, vou cobrar a promessa da tal saia envelope ou whatever que vc me prometeu :)))))

  8. Bruno C. Dias Says:

    Lelê!

    Comecei a ler esse post no blogpedia e agora, vendo no teu FB, descobri que é teu!! Tá chique hein?

    bjs gata, saudades mil (partiu sexta?)
    Bd

  9. Eloa Says:

    Vi hoje e achei o maximo.
    bjs!

  10. francielma Says:

    /Perfeitotodososmodelos…Adorei/
    Tá lindo de morrer…

  11. margarete marinho Says:

    Essas fotos exalam sensualidade, parabens.Toda mulher pode sim ser bela , mesmo fora dos padrões pre-estabelecidos onde somente a mulher magra parece ter olhos para a midia

  12. Marco Aurelio Says:

    Tomara que esse começo seja mesmo uma partida e esse “passinho” se transforme em uma grande caminhada.Sou fãzão das plus size, concordo que esses padrões atuais de beleza feminina só servem mesmo para movimentar uma imensa indústria e que a Mulher tem que ser exatamente o que ela é: uma Mulher. E assim como eu existe uma legião que fica no gargarejo das rechonchudas. Afinal, o que seria do azul, né mesmo? Parabéns!!! :)))

  13. Raquel Says:

    Dá pra acreditar q postaram essa foto no facebook e disseram q era uma montagem e q a cabeça dessa modelo era de uma famosa magérrima? É muita ignorancia!!!

  14. Marco Aurelio Again Says:

    Vejam só: Mais um passinho. o UOL está promovendo um concurso da GG mais bonita de São Paulo.Difícil mesmo é escolher.
    http://virgula.uol.com.br/concurso/lifestyle/miss-gg-2011
    Votei na Renata Vieira (manequim 52), sem querer influenciar… 🙂
    Colabore.Dê seu voto.Vamos jogar mais lenha e soprar!!

  15. Jhaninha Says:

    Adorei esta iniciativa! tambem sou tamanho gg, e o meu sonho é ser modelo plus size. Ja estou pesquisando algumas agencias pra enviar fotos. Parabens pelo blog! amei!!!!

  16. fiz um post no meu blog e usei uma imagem daqui, acho muito legal esta iniciativa o mundo da moda precisa mudar um pouco o rumo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s