Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

spfw & crise em fast-post sobre os dois primeiros dias da semana de moda 18/01/2010

Filed under: Jornalismo de Moda,Passarela — santarendeira @ 22:39

Caríssimos, eu bem disse aqui que tava com bode da semana de moda e que portanto não iria a desfiles, a não ser que fosse estritamente necessário no sentido profissional.  Mãs minha chefa querida me pediu para ir, então lá estive eu no domingo e hoje.

Por enquanto, e desde antes de tudo começar, o que mais me chama atenção é uma estrutura “enxugada”.  Quantos desfiles daqui e lá de fora, em temporadas anteriores, não tentaram “ignorar” a crise econômica mundial, com aquela ideia de “estamos em crise, vamos reforçar a beleza, take it easy em meio à dificuldade”. Por aqui rolou aquela história da “marolinha” e tals. De fato, sofremos menos que outros países. E a moda pode até ter sofrido menos que alguns outros setores da economia, mããããs é fato que essa é a fashion week mais pobrinha da minha carreira (que OK, não é muito extensa ainda, mas dá para considerar, vai?). Não temos sala 4, não temos V.Rom e Uma, não temos DIVERSOS lounges e patrocinadores tradicionais, como Grupo Estado, Natura e Havaianas.  Alguns desfiles com pouquíssimos looks e parece também que a imprensa internacional perdeu um pouco de seus privilégios, que não tiveram algumas de suas despesas cobertas pelas marcas e/ou assessorias nem organizadores.

E daí? Gente, problema nenhum rolar uma semana mais enxuta em meio a uma crise financeira, né? Mas como em muita coisa nesse nosso mundinho, ninguém assume nada…E assim o assunto não é discutido, debatido, nenhuma solução é proposta. E né, o mercado da moda é muito grande e importante para a economia brasileira, então seria uma discussão válida. Só eu que achei isso?

Do que vi nesses dois dias, vou dar uma palavrinha. Críticas já há tantas na internê e eu nem tenho segurança/experiência suficiente para fazer. Mas, de masculino vi Cavalera e Mario Queiroz. Gostei que alguns elementos já bem tradicionais no guarda-roupa feminino apareceram pros homens de forma bem viável: tachas e brilhos.  Cavalera propôs ainda uma legging por baixo de bermuda para eles. Bem interessante, embora não sei se viável, a própria dupla de estilistas disse que para usar é necessário que o homem seja “ousado”.

Mário Queiroz não me agrada já tem um tempo. Sinto que ele tem algumas ideias ousadas, mas na hora colocar em prática algo se perde…Muito matelassê, já beeem batido nas passarelas internacionais. A melhor peça para mim foi um blazer de tricô – que também não é exatamente novidade. E o que dá para aproveitar mesmo são os truques de styling: colete por cima do blazer e cinto por blazer.

Maria Garcia foi desejo puro, né? Bem girlie, bem luxo, adorei a proposta do street wear mais rykoh, vcs não?  Cori foi simplesmente Cori – e uma coisa legal é que tinha vestidinhos que eram tipo a forma usável dos looks futebol americano da coleção passada de Herchcovitch. E o Alê? Foi bapho, foi rykoh, tinha novidade, tinha tendência, foi único, como sempre é. Aposto forte nas meias-arrastão. E depois, Forum. Ainda não entendi a Forum pós-Tufi, será que alguém entendeu? Eduardo entendeu? Maaaas valeu pela Lara, que não fez o favor de dar um sorrisinho para a gente ver aquela famosíssima fenda.

Para encerrar, uma fotinha do meu look lá no site da RG (na segunda página da galeria). Não reparem, nunca fui fotogênica. E meu jabá atrapalhou um pouco, maaaas, ok. Depois eu acho uma melhor.

http://rgvogue.ig.com.br/festa/2010/01/18/hering+e+rg+dia+2+9361050.html

 

 

cadê o dentinho, Lara?       (foto site lilian pacce)

Cadê o dentinho,  Lara?    (roubei a foto do site da Lilian)

:*

 

One Response to “spfw & crise em fast-post sobre os dois primeiros dias da semana de moda”

  1. aninha Says:

    Mas que pena né….legal da parte deles fazerem uma coisa mais enxuta por conta da crise, mas vamos e convenhamos ter um evento mais luxuoso dá mais gosto de ver né..rsrsr

    Ahhhhhhhhh..adorei sua regataaaa!! Estava linda!


Deixe um comentário

