Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

a semana de moda da UEM e o jornalismo de moda 08/12/2009

Filed under: Jornalismo de Moda,Others,Serviço — santarendeira @ 15:34


People of my heart, que maravilhoso foi participar da IV Semana de Moda da UEM – campus de Cianorte.  Que orgulho que deu ver as pessoas – professoras e alunos – SUPER mobilizados e empenhados para que a semana acontecesse. Tava na cara o quanto que eles trabalharam para fazer rolar, e como sabiam que a semana era importante para eles.  Pois imaginem uma cidade bem pequena… Apesar de ter uma tradição de moda, com mais de 500 confecções, Cianorte é pequenininha, o mercado é pequeno e a população ‘local’ não dá tanta importância para a moda, né? Então foi todo um esforço, e foi muito bonito, por que dava para ver o interesse dos alunos.  E é de gente interessada que a modas precisa, né?

Eu e Barbarella, uma das organizadoras fofas

Então, na semana foram 4 palestrantes: a Jana falou sobre mídia e moda, a Carol sobre figurino, a Carmem sobre customização e eu falei sobre jornalismo de moda.

Vou contar resumidamente sobre a minha palestrinha. Eu comecei com a discussão [que não é nova], sobre precisar ou não fazer jornalismo para ser jornalista de moda.  Depende muito, né? De qualquer forma, eu acho que para escrever sobre moda o ideal é estudar as duas coisas: jornalismo (exercício de texto) e moda. Assim, o público (e nós mesmos também) só tem a ganhar. O ofício fica cada vez mais profissional e menos “mundinho”, os textos ficam interessantes e inteligíveis também para quem não é entendido em moda e o MERCADO DE MODA BRASILEIRO, que só cresce, ganha seriedade e reconhecimento internacional, além de ser retratado da maneira que merece. Além disso, ainda são poucos os profissionais com essa dupla especialização, e eu percebo uma graaaande aceitação, tanto no mundo acadêmico, como no mercado.


Daí, para isso, sugiro alguns cursos de especialização em jornalismo. As especializações em moda são bastante conhecidas já.


* Anhembi-Morumbi: especialização em comunicação jornalística e publicitária

* Senac-SP: curso livre de Assessoria de Imprensa de Moda; Jornalismo Cultural; Redação Jornalística

*PUC-PR – especialização em Jornalismo Especializado

*Central St Martins: introduction to Fashion Journalism


Outras dicas na hora de pensar em escrever sobre moda são:


-Não se restringir ao universo da moda

– Querer produzir textos mais ricos, com associações, percepções e que farão diferença nas vidas dos leitores (taí a de conhecer os universos literário, filosófico, jornalístico, das artes). A convergência desses mundos sempre enriquece

– Não “descrever” apenas o desfile


Ainda na parte de dicas, tem a questã da busca por um emprego de jornalista de moda. Além de exercitar tudo isso que falei aí, penso que não dá para ficar parado esperando o emprego cair no colo. Tem que ir atrás: escrever para os editores, deixar portfólios e não se focar apenas nos grandes e conhecidos veículos. Tem muita gente fazendo trabalhos muitos legais, mas que não são assim, tão “mainstream”. Por outro lado, provavelmente têm liberdade maior de criação e experimentação e são boa porta de entrada e exercício.

Por fim, falei sobre revista, que é o meio em que trabalho atualmente. Hoje, profissionais que consigam fazer de tudo – produção de moda, produção executiva e reportagem – são valorizados e às vezes necessários. Por isso a dupla especialização é importante.

Mas é fato que esse mercado/campo do “jornalismo de moda” ainda está se edificando. E, por enquanto, os profissionais que fazem parte dele não têm ainda essa bagagem que sugeri. Mas com certeza, os que conquistaram/ estão conquistando um espaço e reconhecimento, são aqueles que vão além das tendências, das gírias do mundinho, das festinhas… Graças a Deus!!! Meus exemplos preferidos são a Tati (alunos da UEM, não riam!) e o Jorge Wakabara. O Jorge fez jornalismo e depois estudou tudo de moda. Meu muso jornalisto de moda. A Tati fez moda e depois estudou tudo de texto e literatura. Minha musa da vida.

Bom, foi ótemo mesmo, principalmente pelo feedback que recebi e pelos depoimentos super incentivados e dispostos de alguns alunos.

Olho no pessoal da UEM, minha gente!


: *


(bom, isso foi só um resuminho para contar um pouco das minhas opiniões e estudos sobre o tema. quem quiser saber mais, escreva-me, meu email tá ali no expediente!)

 

3 Responses to “a semana de moda da UEM e o jornalismo de moda”

  1. Manuela C. Says:

    Pra mim, foi a mais proveitosa!!!

    Beijos!

  2. Priscilla Says:

    Letíciaa,
    adorei a sua palestra, acredito que o mercado voltado pra jornalismo ainda pode absorver muita gente e as suas “dicas” foram importantes!

    obrigada por ter vindo, vc é uma fofa! 🙂

  3. Ernani Says:

    orgulho danado da minha amiga palestrante… e pensar que eu já vi esses pés correndo perdidos por uma redação qualquer…


Deixe um comentário

