Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

décadas à la carte 03/08/2009

Filed under: História da Moda,Others,Passarela — santarendeira @ 17:43

 

 

Eis que o final da primeira década dos anos 2000 dá a ela o título de década democrática na moda. Sim, por que você pode escolher, à la carte: gostava dos anos 90? Vai encontrar peças lindas e atuais com a cara dessa década. Prefere os anteriores, os 80’s? Já estamos usando de novo os ombrões. É fã do glamour dos anos 40? Aposte tudo nele, assim como está fazendo quem trabalha com previsão de tendências. Se a preferência for ainda pelo bom humor dos anos 50, tire seu creeper shoe do armário.

 

Essa história de décadas passadas já vinha super forte, afinal de contas, foi impossível ignorar a avalanche dos anos 80. Depois, começaram a falar dos anos 90, relançaram o Keds e tudo o mais. Daí hoje vi no post dos links da semana do Oficina o que a Simone Esmanhoto falou sobre prestar atenção na moda dos anos 50. Imediatamente liguei os pontos e lembrei que tinha falado dos anos 40 num textinho sobre tendências da semana de moda de Paris.

 

2 +2… Foi pouco para chegar à esta conclusão da democracia e fazer este postezito que você lê agora. 

 

Vamos ver como cada década ressurge neste final de década de 10 dos anos 2000?

 

 

DÉCADA DE 1990 –  A impressão que tenho é que a volta dos 90 vieram pegando carona na avalanche 80’s, afinal de contas, muitas das características de uma década ainda ficaram na outra. Mas o negócio (o comeback dos 80) também deu uma rápida saturada, por conta do caráter de avalanche. E aí parece que “o pessoal” foi mudando para elementos 90’s que ainda se aproximavam dos 80’s – isso tou falando da minha impressão de olhar blogs de estilo e revistinhas.  Mas parece que a migração tá rolando super, vários blogs de estilo influentes como o BleachBlack e o Alice Point andaram falando de séries dos anos 90 como inspiração na hora de vestir. 

 

Assim, pode virar-se feliz para as memórias de séries da infância na hora de encarar o espelho. Saved By The Bell, que aqui virou Barrados no Baile, e Beverly Hills 90210 são as principais. Os mais fashionistas já tão usando as referências quase que de forma literal. Mas vale por exemplo, inserir uma bermudinha de estampa floral pequenininha, uma bermudinha biker, um coturno…de forma mais sutil.

 

 

 

picture-2 shannen27 3751221863_58cbfafeb6_o

Saved By The Bell: calça florida é inspiração para bermudinha florida; Brenda Walsh de 90210 e sua perfecto; Alice do Alice Point confessa que está obcecada com Beverly Hills 90210 e mostra o look inspirado.

 

 

 

abc_brenda_070730_ssh 2aez9qh   chloes-opening-ceremony

A gente super usaria esse look da Brenda; mais de bermudinha florida e Chloe Sevigny leva a estampa floral pequenininha para a saia em look de colaboração dela para a Opening Ceremony.


 

 

1990_beverly_hills_90210_002       bell  

Rendas estão de volta, como Kelly Taylor usava. E esse coturno a gente quer agora!

 

 

 

 

DÉCADA DE 1980  – Gente, nem tem o que dizer, né? Mais que pegou: as estampas, os ombrões… Já tem até gente prevendo que vai embora logo, logo, tamanha a disseminação. Já teria cansado nossos olhos, li algum entendido dizer em uma edição da Vogue BR, naquelas matérias que prevêem o que deve ficar de uma temporada para outra. Eu ainda estou in love.

 

 

 

parisaw0980s

 

illionaire-fall-09-lookbook-80s-fashion-1   marc_jacobs_fw_2010_01

 

 

 

 

DÉCADA DE 1950 –   Era dela que a Simone Esmanhoto estava falando em seu blog. Diz que os sapatos creepers estão voltando – Susie usou um sapatinho de inspiração clara nos creepers e isso, quase que via de regra, quer dizer que estão voltando mesmo! Vamos ficar atentos à pegada rockabilly e também ao indigo blue.

 

 

creepers  creepers-refinery29-0226 

 

isabelle huppert e giorgio armani indigo

 

 

 

 

DÉCADA DE 1940  –  Logo após a semana de moda de Paris, li várias matérias a respeito e gostei bastante de ver que algumas identificaram referências ao glamour dos anos 40. Aqui embaixo, looks de Dries van Noten e Viktor & Rolf. Eu mais que apóio o movimento, especialmente se for Viktor&Rolf, hehe. Mas não sendo partidária, são vestidos clássicos, elegantes e fáceis, né? E com essa história de democracia a gente só tem a ganhar: em opções criativas para vestir, porque a gente encontra tudo quanto é tipo de roupa nas lojas, porque a gente aprende de história da moda…

 

 

 

parisaw0940s

 

 

 

 

E isso tudo bem tem a ver com a nossa discussão de reciclagem/releituras/novidades na moda, né?

 

: *

Anúncios
 

One Response to “décadas à la carte”

  1. Márcia Mesquita Says:

    ótimo o post!!!
    mas os anos 80 e 90 já tinham releituras dos 40 e 50, e agora são relidos de novo! acho que não inventamos nada em matéria de formas há muito tempo. o que mudou foi mesmo a “liberdade” de escolher o que você quer usar, como você disse.

    eu, por exemplo, não su-por-to anos 80. anos 90 também não curto. então fico dos 70 pra baixo ehehe
    bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s