Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Existe novidade na moda? 20/07/2009

Filed under: História da Moda,Others — santarendeira @ 16:46

 

 

 

YSLvTopshop2

 

(foto do eucomprei.blogspot.com)

 

 

Estava lendo o TheCoveted e tinha um post sobre cópia na moda. A blogueira Jennine contou que na faculdade um de seus professores disse que “bons designers se apropriam, ótimos designers roubam”.  Muito brevemente, ela entra na discussão das cópias, afirmando que pode até  haver cópias, mas que um original sempre será um original.  Ela nem entra na discussão de se pode ou não copiar, se as fast-fashion são ou não válidas – isso já foi bastante discutido blogolândia de moda afora, certo? Todo mundo lembra bem da polêmica da matéria da Piauí.

 

Pois bem, queria voltar [também brevemente] ao assunto. A Jenninne puxa a discussão para uma outra esfera: EXISTE COISA NOVA NA MODA? Para isso, conta da coleção chamada “Copy of an Imitation”, de Ann Kathrin Rohr e Saskia Hammen.  Eles criaram peças inspiradas nessa noção de cópia na indústria da moda. Claro que a história tem uma coisa de bom-humor/crítica, e o resultado tem, surpreendentemente, cara de novo! 

 

 

 

copy-of-an-imitation2

 

A coleção Copy of an Imitation, toda trabalhada na noção de cópia na indústria da moda


 

E por que tudo isso chamou a minha atenção? Porque durante a SPFW eu fui ao backstage do desfile masculino do Herchcovitch com o pessoal da Vogue. Ele respondeu algumas perguntas sobre a coleção, feitas por um dos stylists aqui da casa, o Franco Pellegrino (eu estava lá quietinha, só vendo e ouvindo). Depois de perguntar sobre inspirações, tecidos e tals, Franco perguntou o que tinha de novo na coleção. E o Alexandre respondeu: “Nada, não tem nada de novo. Não tem nada mais para se inventar, é mesmo uma releitura”.  Nem preciso dizer que a frase tá aqui, rodando meu cérebro até agora, né? Ainda mais agora, nessa onda nostálgica, com as releituras de anos 80 e 90 superfortes. 

 

Será que tudo que tinha para se inventar na moda já foi inventado?  Viveremos de releituras de agora em diante? Eu não sei bem, sou jornalista, talvez um estilista entenda melhor desta questã, por viver isso em seu trabalho. Se são releituras mesmo, até que  a gente tá bem, não?  

 

 

 

gal90_14329lisguardas

 

Alexandre diz que é releitura da elegância e do vestir masculinos… mas, pensando bem, desse jeito a gente nunca tinha visto, né?


 

Pensando sobre o assunto, acho que a moda “evoluiu” mudou muito rápido, assim como a sociedade e a civilização. E em pouco tempo de história as coisas foram mudando bastantão e agora acharam um ponto de conforto. E como a gente vive muito o presente (é difícil mesmo pensar muito no futuro distante e acabamos esquecendo do passado), parece que não tem nada de muito novo. Pelo menos não é como, sei lá, quando só se usava roupas cobertíssimas e agora vale mostrar um monte de pele – essas “barreiras” já foram quebradas. De forma que parece que o que tinha para “transgredir”, já foi feito.

 

Mas a moda acompanha as mudanças da sociedade e é provável que venham mudanças importantes por aí: na ordem mundial (Obamaaa), na maneira como vivemos (que deve se tornar mais verde). Então, quem sabe… Mas acho difícil  prever – imagino que seja uma questã de looongo prazo.  Alguém aí arrisca? 

 

A Jenninne concluiu que o negócio é um paradoxo, já que verdadeiros criadores criam peças que podem não ser novas, mas que também são totalmente diferentes. Eu concordo. E fico esperando as novidades no futuro. Enquanto isso, vou me divertindo com as mais criativas cópias…

 

: *

 

 

7 Responses to “Existe novidade na moda?”

  1. manu Says:

    Adorei o texto!
    bom, eu acho que a palavra chave é ‘releitura’. Eu sou formada em publicidade e ao longo da faculdade a gente sempre discutia a mesma coisa : nada se cria tudo se copia, tudo se cola e reeinventa. Eu concordo plenamente! E adorei o que o Alexandre Herchcovitch disse, achei sincero demais. Tava lendo um texto do João Braga que ele dizia algo sobre isso… que não tem nada super novo na moda, e que a moda também não é cíclica pois as coisas não voltam exatamente iguais e sim voltam com uma releitura do passado. Por isso que usamos wayfarer, cycle shorts e essas coisas do passado mas num contexto mais ‘moderno’. Agora tem o lance de redes de fast fashion copiarem literalmente a obra de gente grande, como no seu exemplo YSL e Topshop… e isso por mais que a gente goste ou não nunca vai acabar, por que nós estamos comprando.
    =)

    * que texto graaaaande! haha
    beijo

  2. A-MEI esse post, seu blog é o meu novo blog preferido ehuaheuae
    acho que mesmo os criadores de ponta fazem releituras. claro que as cópias deslavadas são condenáveis, mas também não acho que lojas de fast fashion entram ou não na parte condenável porque não vendem para o mesmo público e não têm intenção NENHUMA de criarem algo, né? feio é que sem faz de criador, mas não é (como marcas que desfilam em semans de moda, etc). ehehehe

    outro dia fiz um post sobre um sapato que vi numa foto antiga e um sapato da miu miu, http://bainha-de-fitacrepe.blogspot.com/2009/04/te-peguei-miuccia.html – que baita releitura né?

    bjsss

  3. santarendeira Says:

    Meninas, que comentários legaaaaais. Amo ter blog por isso!

    E a-d-o-r-o vcs, mesmo não conhecendo-as pessoalmente.

    Muuuwah

  4. Adorei o post e fiquei bem feliz de ver que vc esteve no meu blog (Eu Comprei)!
    Conheci seu blog apenas esta semana, mas já estou adorando e vou linkar vc lá no meu.
    Olhando seu post sobre o DIY do sapato com tachinhas vi as fotos do acid jeans e não poderia deixar de falar que acabo de publicar um post com a minha experiência de jeans + bleaching caseiro.
    E amo, amo a Vogue Kids!
    Um beijo!

  5. Adorei seu post!
    Bju bju

  6. […] isso tudo bem tem a ver com a nossa discussão de reciclagem/releituras/novidades na moda, […]

  7. […] alou, clogs estão aí para provar isso! Inventar coisa nova não é fácil – falamos disso aqui, lembra? – e, às vezes, o bacana é mesmo renovar alguma coisa que a gente usava. POR […]


Deixe um comentário

