Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Jaquetas, jaquetas, jaquetas! 13/07/2009

Filed under: Passarela,Serviço — santarendeira @ 12:30

 

 

Mais um textinho da série “coisas legais que escrevi para a Paradoxo

 

NO OUTONO E NO INVERNO, NADA MELHOR QUE UMA JAQUETA – um’ guia’ com os principais modelos do momento

 

Assim como acontece com todas as tendências, as jaquetas apareceram primeiro aos pouquinhos há algumas estações e ficaram cada vez mais presentes nos desfiles. A peça é versátil: pode ser usada nas mais diversas situações e pode ser feita com quase todos os tipos de tecido, em quase todos os comprimentos.   

 

Os modelos que os estilistas estão propondo agora são mais curtinhos e joviais. A volta dos anos 80 como tendência fortíssima também favorece a peça – lembra da jaqueta de Madonna no filme Procura-se Susan Desesperadamente? Mas modelos como a clássica perfecto, modelos militares e aquelas mais gordinhas, as doudones, também já conquistaram seu espaço.  

 

na passarela

 
Na penúlitma edição Fashion Rio, a jovem marca Filhas de Gaia trouxe modelinhos fofos, que representam bem o espírito da moda das jaquetas de agora: curtinhos e brilhantes, uma estilo perfecto e a outra com ombrinhos marcados, na onda 80’s. Quebra a monotonia de qualquer visual e aquece exatamente no grau do friozinho fraco (?) brasileiro.  

 

Antes das Filhas de Gaia, grandes casas estrangeiras, como a Miss Sixty e Emilio Pucci, haviam criado jaquetinhas legais: um na última primavera-verão e o outro já no inverno passado. Pucci colocou a peça sobre um maiô, para ficar chiquérrima no fim da tarde na praia. A jaqueta lembra uma perfecto, mas é delicada e mais curtinha.

 

A Miss Sixty também aposta na jaqueta para dias em que faz frio de manhã e à noite e calor à tarde – combinou a peça com short. Aqui, mais uma brincadeira legal: o corte lembra o da perfecto também, mas a jaqueta é de tecido.

 

A multiuso perfecto ainda pode ser combinada com tachas, camisetas de banda, paletós oversized e dar o tom grunge do momento ao look. Se for uma versão sem mangas, em cores inusitadas, ou descontruída, mais descolada ainda!  

 

 

 

modajaqueta01modajaqueta02_2modajaqueta04

 

Jaquetinhas da Filhas de Gaia e Miss Sixty

 

 

mais jaquetas que são tendência


As doudones, aquelas jaquetas bem gordinhas e fofinhas, são peças mais duradouras – no sentido que aguentam melhor o frio. Neste caso, a dica é brincar com as proporções: leggings bem fininhas, dessas brilhantes ou com tachas [lembra da Amapô?] são parceiras ideais. Para deixar o look ainda mais atual, ankle boots poderosas.  

 

 

 

Bivouac Jacket Turquoise  Look atual com doudone leva wet legging e ankle boots

 


A jaqueta militar que habita o armário de algumas leitoras há cerca de dois ou três invernos também não deve ser abandonada. Gucci e Galliano apostaram fortemente nela em seus últimos desfiles. Esses modelos mais antiguinhos já eram mais curtinhos, como os de agora. Os botões grandes daquela época se parecem com o tema college/uniforme/geek que apareceu recentemente – vide Auslander no Fashion Rio [que também tinha jaquetinha Perfecto sobre camisa xadrez!]. 

 

 

951344-5461-ga0820-moschino-fall-2008-jacket_fa07Auslander_26

 

Onda militar vai e volta; assim como a perfecto

 


Por fim, tem ainda a jaqueta bomber. Ela é um pouco maior e larga e está bem forte para os homens nesta estação. Mas já que nesse inverno as mulheres podem assaltar o guarda-roupa deles, vale para elas também. 

 

 

 

P1150676-758163

 

 

:  *

 

Anúncios
 

3 Responses to “Jaquetas, jaquetas, jaquetas!”

  1. aninha Says:

    Adoro as estilo militar.

  2. aninha Says:

    Nossa..acabei de lembrar que tenho um no guarda-roupa 😐

  3. santarendeira Says:

    Hahaha, Aninha, correndo tirar o pó, hein?

    Bjbj


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s