Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

eu vou de moletom 01/07/2009

Filed under: História da Moda — santarendeira @ 13:51

 

 

Não se sabe ao certo quando o moletom surgiu,  mas parece foi na década de 1920. Enquanto uns atribuem aos irmãos Abe e Bill Feinbloom, da companhia esportiva Champion, em 1925, outros dizem que foi obra de uma empresa chamada Russel Corp. em 1926.

 

De um jeito ou de outro, quando começou a ser fabricado, o moletom era usado para fins esportivos. Tanto para aquecer esportistas antes e depois dos jogos, como para substituir  os casacos de lã. Há registros que dizem que ideia do material era conter o suor do corpo – e viria daí o nome em inglês SWEATSHIRT (sweat = suor). Logo, os casacos feitos de moletom se popularizaram entre os jogadores de futebol, sendo rapidamente copiados pelos jogadores de beisebol. Pode ser ainda que os primeiros casacos de moletons tenham sido usados por pescadores ingleses ou trabalhadores de depósitos em Nova York – como proteção do frio aliada à praticidade.

 

 

american-apparel-4

 

 

Na década de 1960, começou o boom de camisetas de universidades  nos Estados Unidos – e a gente sabe que, por lá, a moda utilitária, prática e confortável sempre foi forte. Depois, nos anos 80, a peça na cor cinza e mais larga foi popularizada pelo filme “Flashdance”.

 

 

 

Flashdance_l      item 2

 

 

 

Segundo Sass Brown, professor de história da moda no Fashion Institute of Techonology em Nova York, o moletom está na mesma categoria do jeans e das camisetas. “ Não há tantos itens na moda que tenham durado tanto e tenha apelo para tantas pessoas como o moletom”, diz ele. “É barato, universal, quente, versatile e confortável”, completa.

 

Lá pela década de 1970, com a ascensão da cultura do hip-hop, o moletom com capuz – também conhecido por hoodie – começa a se popularizar. E sua “fama”, só cresceu com os skatistas, os surfistas, os rappers…

 

Na década de 1990, grandes estilistas começaram a trabalhar a peça e nesta década – mais especificamente nesta temporada – não podia estar mais em alta no Brasil. Foi um bapho só a coleção inteira de moletom da Osklen na última edição da SPFW (aquela que propôs coisas para a gente usar agora, que é inverno). Mas peças nesse tecido apareceram em outros desfiles, como o do Cantão, na Ausländer…

 

 

auslander-moleton-moda-inverno-2009-01gosklen-moleton-moda-inverno-2009-01gcantao-moleton-moda-inverno-2009-01g

 

 

Quando a Osklen desfilou – e todo mundo sem empolgou -, eu fiquei achando que o moletom cinza mescla ia ser onipresente por aí, em looks moletom total. Mas acho que a tendência se desenvolveu de maneira diferente. Que bom, por que aí a gente percebe que o público consumidor não é robozinho que copia tudo igualzinho vê nas revistas, mas também coloca um pouco de sua própria identidade nas modas.

 

Então tudo isso aqui começou, fiquei pensando sobre isso, quando eu vi a Denise Daddah no Sonique usando um moletonzinho, daquele modelo bem clássico, que a gente usava quando era criança para se aquecer mesmo, com uma saia meio lápis, com cintura um pouco alta. Estava linda. E o moletom era colorido (não era cinza, hehe!), mas não lembro bem se era verde ou vermelho (faz umas duas semanas isso). E aí fui procurar jeitos legais de usar esse moletonzinho, por que todo mundo tem um no armário, né? Eis algumas imagens para reciclar sua peça antiga e ainda ficar quentinha no inverno.

 

 

3628922162_4bb1be8453_orihanna-trump-12satc

 

O jeito mais popular parece ser  o dos vestidos em moletom. E a ideia é fazer um visual chic mesmo, nada esportivo. Para as moças phynas, vai com meia. Se o espírito é mais piriguetchy, como Riri, só na pernoca.

 


 

16262677_00_bfash156_12-001_1  

 

Denise Daddah estava usando mais ou menos assim. Moletom curtinho, basicão, com saia. Tem alguma peça da infância, que até então tinha cara de que encolheu? Tira a poeira que é look-bapho-e-fácil

 

 

100407_woodwood16763229_00_b

 

 

Com short também vale

 

 

celeb_style_nov23BQcDAAAAAwoDanBnAAAABC5vdXQKFnJoOV9WTVJsM2hHYlZoRTF2UkYwcncAAAACaWQKAXgAAAAEc2l6ZQ

 

 

Eu gosto assim: mesclando o esportivo básico com elementos chic-formais, quase que para confundir a cabeça das pessoas.

 

 

img-thing-12vuc5qx30vc276img-thing

 

 

Vale se jogar no clima rocker também!

 

 

 

 

*** com ajuda da Wikipedia e estes links aqui, ó:  http://www.askandyaboutclothes.com/Teasers/Teasers/SweatshirtsHistoryof%20.htm

http://www.russellathletic.ca/News-06-07-13.aspx

http://www.mahalo.com/sweatshirts

 

 

 

: *

 


 


 


 

Anúncios
 

7 Responses to “eu vou de moletom”

  1. manu Says:

    adorei esse post! até indiquei no meu blog.

    esse vestidão de moleton da Betty, do Le Blog de Betty, é tudo né? Não existe peça melhor no inverno 😉

  2. aninha Says:

    Que aulaaaaaaaaa sobre moleton Letícia…amei!!!

    Adoro moleton, mas esses das versões que podemos usar com salto sabe..mais peruia..rs

    bj

  3. olá, amei seu comentário!!!! você gostou da pós (ou ainda não acabou)?

    a tati é maravilhosaaaa, mas acho ela tão lírica que não sei se ela teria saco pro dia-a-dia de jornalista heauehae é bem chato às vezes, ne?

    adorei seu blog, vou linkar no meu

    bjs

  4. Carol M. Says:

    adorei o post….
    o ruim é que eu sempre odiei moletom… ele sempre teve um ar oitentista, e eu odiava os anos 80. então, nunca tive moletom…
    além disso, com a maioria dos modelos ainda me sinto meio de pijama xD
    mas esses que você mostrou são muito legais! deu até vontade de experimentar e usar um! ^^

  5. santarendeira Says:

    Genteee, quantos comentários quiridos! Brigada, que bom que vcs gostaram!

    mmuaah!

  6. Camila Says:

    Gente, amei muito essa aula sobre moleton! Fique muito mais sabida!! Adoro!!
    Eu tmb gosto da mistura esportivo com peças mais clássicas.

    beijooo, querida!

  7. ernani Says:

    Achei que só eu tivesse adorado o post. Quanta inocência…
    Vc é praticamente um novo baluarte do moletom mundial. Adepto da simplicidade, sempre curti esse tipo de roupa. Mas, quando era criança, não entendia o motivo de minha mãe só usar os dela para dormir. Em vez de desfilar na rua com as calças e blusas cinzas (daquelas com bolso na frente), a coroa botava saia curta e camisa decotada. E o ciúme do moleque??? Grrrr
    Amo vc e seu blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s