Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Das dicas 22/05/2009

Filed under: Cultura,Serviço — santarendeira @ 18:43

 

Os adultos aguardam ansiosos os novos filmes sobre Chanel e agora até as crianças poderão informar-se sobre a vida da estilista. Será lançada amanhã  Diferente Como Chanel, uma biografia criada exlcusivamente para crianças. O livrinho é da estreante Elizabeth Matthews, mas a tradução é de Clô Orozco (da Huis Clos). Ilustrações fofinhas também ficaram a cargo da autora, que desenhou uma Chanel quase caricata – sempre de colar de pérolas e tesoura pendurados no pescoço – para contar histórias como o surgimento do pretinho básico.  Da Cosacnaify, por R$ 37.

 

diferente_como_chanel

 

 

 

A outra dica não é assim uma novidade fresquinha, mas acho que vale o registro. Trata-se da exposição “Avedon Fashion: 1944-2000” , em NY. Nela, como o nome já diz, estão as fotografias de moda de Richard Avedon, morto há cinco anos. As imagens são divinas, e ele é considerado um dos maiores fotógrafos de moda, mas diz que ele considerava a moda um trabalho comum, tipo só para ganhar uma grana, sabe? O que ele valorizava mesmo eram seus retratos. Outra curiosidade é que parece que ele sempre gostava de conhecer suas modelos antes – pelo menos foi assim quando fotografou Danuza Leão para a Harper’s Bazaar em 1960. Antes de fotografá-la, ele fez questão de conhecê-la num jantar. Diz a lenda que se ele não gostasse das moças, não as fotografava. Danuza foi aprovada e ganhou três páginas na revista – ela diz que são as fotos mais lindas que já tirou na vida. Avedon Fashion fica em cartaz no International Center Of Photography em Nova York, até 6/9. 

 

Falando em fotografia de moda, todos sabem também que há bem pouco tempo perdemos um dos nossos maiores fotógrafos de moda, Otto Stupakoff – que curiosamente também se dizia pouco interessado em moda. O que é novidade aqui é que conheço uma pessoa que trabalha no Instituto Moreira Salles – que tem o acervo dele – que me disse que é possível que a exposição com alguns de seus principais trabalhos, que esteve em cartaz acho que no final do ano passado no Rio, pode ser reeditada, em homengaem a ele, aqui em São Paulo. Muito legal se for mesmo. Otto fez a foto que é considerada a primeira foto de moda do Brasil, com a modelo Duda Cavalcante – uma daquelas da turminha da Rhodia na década de 60.

Abaixo, fotos da exposição de Avedon.

 

 

                           15aved2_650   Jade Parfitt and Esther De Jong, ensembles by Galliano, New York

 

 

: *

Anúncios
 

2 Responses to “Das dicas”

  1. ernani Says:

    Tá tudo cada dia melhor aqui. Já falei… desse jeito, até eu acabo gostando de moda…
    bjoca

  2. aninha Says:

    Adorei a dica do licro da Chanel. Vou ver se acho por aqui.

    beijinhos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s