Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

Pequenas notáveis 17/12/2008

Filed under: Passarela — santarendeira @ 00:22

Chamadas de Resort ou Cruise, as pequenas coleções – com números de vendas de gente grande – crescem a cada ano desde o seu surgimento, em 2000


Por Suzana Otero


 Há oito anos o mercado detectou uma demanda latente que está dando o que falar. São as coleções Resort ou Cruise, pequenas em quantidade, simples em criatividade, mas cada vez mais importantes financeiramente.

 

A coleção foi inicialmente criada para atender uma necessidade das norte-americanas da alta sociedade, que passam a temporada de inverno em lugares mais quentes no sul do país. Com a busca por roupas mais frescas durante o rigoroso inverno, surgiu das grandes marcas a idéia de implementar uma nova coleção, além das tradicionais: outono/inverno e primavera/verão.

 

Junto com a necessidade, veio o interesse dos grandes grupos também europeus, como o LVMH, que viram uma oportunidade de gerar lucros para a empresa. Com uma coleção a mais, chamaram a atenção dos consumidores em épocas em que não estavam acostumados a fazer compras, aumentando as vendagens.

 

Com cores alegres e vibrantes e tecidos leves, a Coleção Resort é composta por 20 ou 30 modelos comerciais. Estrategicamente mais simples, são aceitas rapidamente pelos clientes, que estão sempre abertos a novidades, acostumados com a velocidade do Fast Fashion.

 

É claro que os estilistas não ficaram contentes com a idéia. Afinal, têm que criar mais coleções em menos tempo e ainda sem grandes conceitos. Porém, o retorno financeiro é rápido e satisfatório.

 

Chanel Resort 2009 - Divulgação

Chanel Resort 2009 - Divulgação

 

A coleção chega às lojas do hemisfério norte entre novembro e dezembro e aqui no Brasil, podemos encontrá-las em fevereiro. Como temos tempo quente durante quase todo o ano, marcas brasileiras como Carlos Miele e Arezzo aderiram à novidade, que funciona como um alto verão e as brasileiras adoram.

 

Carlos Miele com sua coleção Resort 2009 – Divulgação

Carlos Miele com sua coleção Resort 2009 – Divulgação

Anúncios
 

One Response to “Pequenas notáveis”

  1. Christianne Says:

    Achei a matéria muito interessante por ter sido a primeira vez que ouço o termo Fast Fashion. No mundo em que estamos o imediatismo e a praticidade são temas que parecem ter muita relevância, inclusive na moda.
    A idéia dessas “pequenas” marcas se dedicarem a poucos e exclusivos modelos faz o processo ficar automático e assim fica mais viável a produção em escala. Parabéns à equipe pelo Blog.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s