Santa Rendeira

Por uma moda menos ordinária

A moda na boca do povo 17/12/2008

Filed under: Jornalismo de Moda — santarendeira @ 14:16

Com os blogs, pessoas comuns transformam-se de meros expectadores a fontes de informações


Por Luciana Florence


A era digital e a facilidade em obter informações trouxe para os tempos modernos um novo jeito de escrever e ler. Hoje, basta ter vontade e um computador à mão para conquistar leitores fiéis e fazer sucesso na rodinha dos mais antenados. Cada vez mais, os blogs de moda ganham destaque, notoriedade e conquistam espaço como fonte de informação confiável. A rapidez com que a moda se transforma, tornam os blogs veículos perfeitos para divulgar e debater as tendências mais quentes.

 

Prova dessa explosão foi o credenciamento, em 2006, de 40 blogueiros na semana de moda de NY. Aqui no Brasil, essa onda também pegou e no começo de 2007, o São Paulo Fashion Week aderiu aos blogueiros, seguido pela última edição do Fashion Rio.

 

Porém, ainda há certo receio no conteúdo desses veículos. “Os blogs falam em linguagens diferentes das faladas nos veículos oficiais, mas também não dá para sair por aí escrevendo qualquer bobagem. Ainda mais no meu caso, já que continuo sendo editora de moda da Vogue, onde quer que eu esteja”, analisa Maria Prata.

 

 

Maria Prata, editora de moda da Vogue

Maria Prata, editora de moda da Vogue

Já para Ricardo Oliveiros, blogueiro do Fora de Moda desde 2007, seus leitores estão interessados na independência da informação. “Tenho um público diretamente interessado em moda. Se eu fosse para um portal teria uma visitação maior, mas isso não me interessa. Seria um monte de gente que não está interessado em moda. Estaria interessado numa nota específica que saiu em uma home de um portal”, avalia.

 

 

Ricardo Oliveiros, blogueiro do Fora de Moda

Ricardo Oliveiros, blogueiro do Fora de Moda

O tema tem gerado tanta polêmica que ganhou uma mesa redonda no Pense Moda, ciclo de palestras e debates, que aconteceu em novembro na cidade de São Paulo. O debate sobre “Novas mídias: a explosão e a importância dos blogs na imprensa contemporânea” reuniu blogueiros como Fernanda Resende (Oficina de Estilo), Laura Artigas (Moda Pra Ler), Maria Prata (Prataaporter), Ricardo Oliveros (Fora de Moda) e Victoria Ceridono (Dia de Beauté).

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